terça-feira, 15 de abril de 2008

Dormir pouco engorda

Um estudo realizado pelo Instituto Francês para a Nutrição revelou que dormir pouco influencia directamente o aumento do peso, isto porque, a redução das horas de sono, provoca uma diminuição da retenção da hormona leptina, limitadora do apetite, e aumenta a retenção de grelina, uma hormona que tem, precisamente, o efeito contrário – aumenta o apetite. Esse efeito pode corresponder a um aumento de cerca de 24% do apetite, revelou o estudo.
Mas o problema não é só este: devido ao cansaço estas pessoas diminuem significativamente a sua actividade física, o que facilita ainda mais o aumento de peso.
Por isso, desfrute da sua noite e durma, pelo menos, oito horas por dia.

4 comentários:

Andreia Susete disse...

dormir pouco engorda então vou passar a dormir mais para ver se emagreço lol....va força continuem aí lindas

Batataz disse...

Todos nós sabemos que à medida que vamos envelhecendo é comum verificar-se um aumento de peso...Segundo este estudo, e verificando-se que os idosos dormem menos horas, poderá estar aqui um dos factores que contribui para o aumento de peso na meia idade!

Nutrição Descascada disse...

dormir é fundamental para uma saude boa.. se ainda para mais ajudar a emagrecer melhor xD quem é que nao gosta de uma boa noite de sonu ;) achei muito interessante o comentario da batataz.. por acaso com a idade dorme-se cada vez menos e engorda-se mais. bom blog ;D*

João Meneses disse...

Bastante interessante, de facto...
Contudo, e contrastando a minha visão com as dos(as) opinantes anteriores, não vejo aí toda ou qualquer relação com o excesso de peso presente na população pertencente às classes etárias mais elevadas. Efectivamente, penso que estas pessoas acabam por ter mais horas de sono, embora repartidas pelo prolongamento do dia, podendo talvez a acção hormonal, essa, desenrolar-se com menor eficiência. O sedentarismo, acompanhado de refeições com elevado teor calórico ingeridas por estas pessoas será, provavelmente, o principal factor do fenómeno em questão.

Bom trabalho, menina Catarina e amiga:D

Obrigado por me fazerem perceber a razão para achar aqueles belos e docinhos pacotinhos de bolachas tão irresistíveis nas noitadas de estudo..(",)