quarta-feira, 30 de abril de 2008

Alimentação em Tempo de Queima


É muito frequente nestes dias de festa, como os da queima que se estão a aproximar, esquecermo-nos de cuidar da nossa alimentação, isto porque pensamos apenas na farra e na folia e, muitas vezes, não nos lembramos que o nosso organismo continua a precisar de cuidados. É por este motivo que, nestes dias, devemos dar mais atenção à nossa alimentação e também à hidratação.


Neste período, para além de abusarmos da resistência física, é muito frequente abusarmos no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, como hambúrgueres, cachorros quentes, etc, visto que são refeições muito práticas e que são facilmente ingeridas antes, durante e depois das festas. Assim sendo, e para tentarmos evitar, ou melhor suavizar, os desconfortos característicos desta época, aqui fica um conjunto de dicas importantes que nos podem ajudar nestes dias.


  • Aumentar o consumo de água para 2 ou 3 litros, pois, assim, o organismo liberta mais rapidamente as toxinas advindas das bebidas alcoólicas e das comidas gordurosas .
  • Tentar evitar, ou pelo menos diminuir o consumo de comidas gordurosas, dando preferência a sopas e carnes grelhadas.
  • Dar também preferência ao consumo de alimentos ricos em carbohidratos, como o arroz e a massa, dado que serão uma boa fonte de reposição da energia gasta durante esses dias de farra. Devem ser acompanhados por legumes, verduras e frutas, que contêm importantes nutrientes e que ajudam na reposição das perdas de água e sais minerais geradas pela transpiração.
  • Os lacticínios também são importantes; consumir 2 a 3 por dia.
  • Procurar não ficar em jejum durante as festas; se possível trocar a fast-food pelas barras de cereais.
  • O mais importante é não esquecer de continuar a fazer várias refeições ao dia, pelo menos 4 (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar).

1 comentário:

Luísa, Joana e Mariana disse...

É bom lembrarmo-nos que neste momento que se caracteriza pelos excessos alcoólicos e quebra de regras em geral, a moderação deve ser a palavra de ordem. Já diz a FAP: "Diverte-te com moderação".
As dicas que aqui nos dão parecem ser simples de seguir e muito úteis. Esperemos que nesta Queima todos os estudantes consigam segui-las, diminuindo assim algumas das situações probemáticas que são típicas desta época, como a desidratação, por exemplo.