sexta-feira, 25 de abril de 2008

Cafeína: Sim ou Não?


O que é?
- É uma droga absorvida rapidamente pelo organismo, cujo nível sanguíneo mais eminente acontece 30 minutos após a sua ingestão. Demora várias horas (no adulto) ou dias (no bebé) a ser eliminada.

Onde está presente?
- A cafeína é utilizada frequentemente em bebidas como o café, chá, bebidas gaseificadas com cola, produtos com chocolate e alguns medicamentos de venda livre (exs: comprimidos para a dor de cabeça, constipação, alergias e para manter a pessoa acordada).

Que efeitos pode ter?
- Aumenta os níveis de açúcar no sangue (dando a sensação de aumento de energia).
- Aumenta a quantidade de gordura no sangue.
- Aumenta a pressão arterial.
- Desregula o ritmo cardíaco.
- Diminui a absorção de ferro e causa maiores perdas de cálcio e magnésio pela urina (pode influenciar a saúde dos ossos a longo prazo).
- Aumenta a secreção ácida do estômago (agravando casos de úlcera de estômago) e diminui a pressão do esfíncter inferior do esófago, contribuindo para a azia.
- Provoca insónia, tremores, irritabilidade, nervosismo, ansiedade e depressão.
- Agrava os sintomas do síndroma pré-menstrual.
- Influencia negativamente determinadas doenças como o cancro e a doença cardiovascular. Relativamente ao cancro, ela não é directamente responsável, mas parece estar implicada no cancro dos rins, ovários e intestino grosso. Nos casos de palpitações e ritmo cardíaco irregular, assinala-se uma redução na eliminação da cafeína pelo organismo.

A cafeína afecta o feto?
- A cafeína atravessa a placenta e é metabolizada lentamente pelo feto. Assim, este pode ficar exposto a elevadas quantidades de cafeína proveniente da mãe. Segundo alguns estudos, existe uma maior incidência de prematuridade de baixo peso à nascença e de perímetro reduzido do crânio em recém-nascidos expostos a cafeína durante a gravidez.

A CEFEÍNA CAUSA DEPENDÊNCIA! CONSUMIR UM PRODUTO QUÍMICO PARA SE SENTIR BEM É UM COMPORTAMENTO QUE PODE SERVIR COMO PORTA DE ACESSO AO USO DE OUTRAS DROGAS.

Sem comentários: