segunda-feira, 3 de março de 2008

EXTRA SAL

É o que tem o pão português, um alimento incontornável à mesa mas que está a contribuir para o aumento de doenças como a hipertensão. Até o pão sem sal… tem sal!


Portugal é o único país da União Europeia onde as mortes por acidente vascular cerebral ultrapassam as causadas por doença coronária, registando-se, por ano, cerca de 17 000 óbitos. E não é por acaso: Portugal é um dos países onde se consome mais sal. E o pão é um dos principais responsáveis por este cenário. Assim concluíram os autores do estudo “Sal no Pão”, promovido pela Universidade Fernando Pessoa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda como dose diária 5,5 g de sal e o que se verificou foi que, em Portugal, um pão normal (sem ser integral) fornece entre 19 e 21 g de sal por quilo. A maior surpresa veio, porventura, da constatação de que nem o pão sem sal foge à regra. Cada quilo fornece cerca de 6 g de sal. E, porque ao pão se soma a restante alimentação, seria muito proveitoso diminuir a quantidade de sal adicionado aos alimentos. A saúde agradeceria!

Sem comentários: